Blog

Quinta-feira, 13 de Março de 2014

Panelinha no trabalho prejudica o sucesso da empresa?

A Master Coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, lembra que ela pode ser positiva quando é formada para unir as pessoas e potencializar conhecimento e resultados
Mas em muitos casos as panelinhas podem ser sinônimo de problema.
 
“A panelinha indica imaturidade da equipe. Muitas vezes ela serve pra fazer fofoca, falar mal das pessoas
Normalmente cria um clima de cumplicidade encobrindo pequenos ou grandes deslizes. Elas são justificadas pela “afinidade”, o que nem sempre é verdade
Às vezes, a única afinidade é uma pessoa ou líder que o grupo conscientemente ou inconscientemente quer eliminar”, explica.
 
Para evitar esse tipo de problema é preciso promover uma conversa aberta dentro da organização
“Esse bate papo precisa ser verdadeiro a ponto das pessoas falarem sobre assuntos desconfortáveis com a tranquilidade de que não serão julgadas. Para isso a maturidade é fundamental”, analisa Janaina.
 
A especialista lembra que as panelinhas são formadas daquilo que não se comenta as claras, do que não se tem coragem de falar para a pessoa em questão,  seja ela um colega ou um líder
“Se os gestores não perceberem a manipulação, a panelinha pode ganhar credibilidade. Afinal são várias pessoas semeando as mesmas opiniões”, ressalta a coach.
 
Por outro lado é importante frisar que a afinidade é importante no ambiente corporativo
“Grupos potencializadores contribuem para a melhoria do rendimento e o aumento do comprometimento, que a qualidade do ambiente de trabalho é um dos fatores fundamentais para manter um colaborador motivado
São grupos em que mesmo quando um dos membros comete atitudes indesejadas, conversam abertamente”, fala Janaina Manfredini.
 
Fonte:  site blumenews.com.br

Voltar